Após a divulgação da mais recente pesquisa encomendada ao instituto Estimativa pelo portal de notícias R10, em que o candidato Pedro Gomes aparece na liderança, os portais ligados à oposição, em um ato de total desespero, tentam confundir a população de José de Freitas divulgando diversas fake news sobre o pagamento e quem encomendou a pesquisa.
Conforme o site do TSE, que apresenta todo o registro e notas fiscais, a pesquisa no valor de R$ 4.500,00 foi encomendada e paga pelo portal R10, conforme notas registradas no site do Tribunal Superior Eleitoral.
Com uma simples busca, qualquer cidadão do município pode conferir a veracidade dos fatos. Segundo a equipe da prefeitura, as medidas jurídicas cabíveis já estão sendo tomadas a respeito do fato.
A atitude desesperada da oposição evidencia a falta de argumentos sólidos e o uso de desinformação para tentar desestabilizar o cenário político local. A liderança de Pedro Gomes, claramente demonstrada na pesquisa, parece ter intensificado o desespero da oposição, levando-os a recorrer a táticas antiéticas e enganosas.