O Promotor da 24ª Zona Eleitoral no Piauí, Antenor Filgueiras Lôbo Neto, em outros dois pareceres apresentados em mais duas ações eleitorais que a Coligação Juntos Pra Cuidar da Nossa Gente, que teve como candidato a prefeito de José de Freitas-PI, Ferdinand Carvalho de Almendra Freitas Neto, o Dr. Dinan (MDB), ingressou na Justiça Eleitoral contra o prefeito eleito Pedro Gomes (PT) e a vice-prefeita Andreia Ferreira (PP) e outros aliados políticos, está requerendo ao Juízo da 24ª Zona Eleitoral do Piauí, que as ações sejam julgadas improcedentes.
Uma das ações que o promotor Antenor Neto está pedindo que seja julgada improcedente é referente ao Processo Nº 0600282-67.2024.6.18.0024, que a coligação do candidato Dr. Dinan ingressou contra o prefeito eleito Pedro Gomes, a vice-prefeita eleita Andreia Ferreira e o vereador eleito Arimateia Ferreira (PP), requerendo que os três tenham os registros de candidaturas ou os diplomas cassados e que ainda sejam tornados inelegíveis, por abuso de poder econômico.
A outra ação eleitoral que o promotor Antenor Neto está pedido que seja julgada improcedente é referente ao Processo Nº 0600285-22.2024.6.18.0024 que a coligação do candidato a prefeito Dr. Dinan que foi derrotado nas urnas em 6 de outubro de 2024, ingressou contra a candidata a vereadora Sandra Maria Pinheiro dos Santos, Eliabio Basílio da Silva e contra o prefeito eleito Pedro Gomes e a vice-prefeita eleita Andreia Ferreira.
A coligação de Dr. Dinan também pede a cassação dos registros de candidaturas ou diplomas dos investigados, no caso, Pedro Gomes, Andreia Ferreira, Arimateia Ferreira e Eliabio Basílio, a inelegibilidade de todos eles, também alegando que praticaram crime de abuso de poder econômico durante as eleições municipais de 2024.
O promotor Antenor Neto após analisar os dois processos (Nº 0600282-67.2024.6.18.0024 e Nº 0600285-22.2024.6.18.0024) em que a coligação do candidato Dr. Dinan está pedindo a cassação dos registros de candidaturas ou dos diplomas de Pedro Gomes, Andreia Ferreira, e de Arimateia Ferreira e ainda a inelegibilidade dos três e de Sandra Pinheiro e Eliabio Basílio, entende que todos eles, no caso, Pedro Gomes, Andreia Ferreira, Anão praticaram abuso de poder econômico ou político durante a campanha eleitoral, e por isso, está requerendo no seu parecer, que o juiz eleitoral Luís Henrique Moreira Rêgo julgue as duas ações improcedentes.
O promotor Antenor Filgueiras Lôbo Neto é titular da 1ª Promotoria de Justiça de Parnaíba-PI, e conforme a Portaria PRE/PI Nº 140, de 27 de setembro de 2024, também é Promotor Eleitoral da 24ª Zona Eleitoral em José de Freitas-PI.
Fonte: Saraiva Repórter