A jovem atleta Maria do Livramento Cunha, mais conhecida como Bibi, colocou o nome de José de Freitas, Piauí, e Brasil no topo do pódio ao conquistar a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Canoagem neste sábado (21). Competindo na categoria C2 500m sub-16, Bibi se sagrou campeã do mundo, mostrando uma performance impressionante e trazendo um orgulho imenso para sua cidade natal.
Aluna da Escola Iporanga, Bibi demonstrou que, com dedicação e muito treino, é possível superar desafios e se destacar em competições internacionais. Ela não só representou o Brasil, mas também carregou o nome de José de Freitas e do Piauí, mostrando a força e o talento dos atletas locais.
O feito de Bibi é um exemplo claro de superação e inspiração para todos os jovens que sonham em alcançar o sucesso no esporte. Com apenas 16 anos, a canoísta freitense provou que a determinação e o apoio da comunidade podem levar a realizações grandiosas.
A medalha de ouro de Bibi na categoria C2 500m sub-16 é um marco histórico, e a cidade de José de Freitas celebra esse momento, orgulhosa da guerreira que tem levado o nome do município ao cenário mundial.
A grande campanha brasileira em Szeged brilhou mais uma vez, a base do Brasil alcançou 5 pódios, com três títulos, um segundo lugar e um terceiro, só nesse sábado. Ao todo, já foram nove medalhas e cinco ouros, somando as conquistadas neste dia com os quatro pódios na última sexta (20). Lucas Espírito Santo, Lorrane Souza, Guilherme Nery e Maria do Livramento foram os responsáveis por alcançar medalhas neste sábado. As campanhas em provas de 500m iniciaram na última quinta (19) com provas preliminares.
No momento, o Brasil se encontra em terceiro lugar no quadro geral de medalhas, atrás de República Tcheca, com seis ouros, e Hungria, com 13 ouros e 34 medalhas ao todo, perpetuando a tradição histórica dos donos da casa na modalidade. Na disputa geral por pontos, a equipe brasileira está em sétimo com 112, na liderança, os húngaros já somam 514.
Tanto na canoa masculina e feminina, o Brasil está na quarta posição com 66 e 46 pontos, respectivamente. Não há representantes brasileiros nas provas de caiaque. Amanhã (22), serão disputadas quatro baterias preliminares, pela manhã, e se os barcos se classificarem, mais quatro finais a tarde, com provas de C4 sub-17 em 500m e 200m e C1 200m feminino nas classes sub-15 e sub-16