O Instagram removerá na próxima terça-feira (14) todos os filtros criados por terceiros, incluindo os de beleza, joguinhos, quizzes, frases e outros. Apenas os filtros desenvolvidos pela própria plataforma permanecerão disponíveis.
Essa mudança ocorre devido à decisão da Meta, controladora do Instagram, de desativar a plataforma Spark, utilizada para a criação desses filtros. A medida também afetará outras redes do grupo, como Facebook e WhatsApp.
Criadores de conteúdo e marcas, que frequentemente utilizavam esses filtros como estratégia de marketing, serão impactados pela decisão. Quando anunciou a mudança, em agosto de 2024, a Meta não apresentou justificativas detalhadas, apenas afirmou que a iniciativa faz parte dos “esforços para focar em produtos que atendam melhor às necessidades futuras de consumidores e clientes corporativos”.
Os usuários que gostam de filtros poderão utilizar as opções disponibilizadas pela Meta ou criar conteúdos em outras redes, como Snapchat e TikTok, e compartilhá-los no Instagram ou Facebook.