Um vídeo em que sete sóis aparecem no céu da cidade de Chengdu, na China, se tornou viral nas redes sociais e chamou a atenção da população chinesa. No dia 18 de agosto de 2024, ocorreu um fenômeno raro e fascinante no norte da China, onde múltiplos sóis apareceram no céu. Este evento, muitas vezes chamado de “parélio” ou “cães do sol”, é uma ilusão óptica causada pela refração da luz solar através de cristais de gelo na atmosfera da Terra.
Sóis causados por refração e reflexão
O vídeo mostra o sol sendo replicado sete vezes no céu. Especialistas explicaram ao jornal chinês Dimsum Daily que a imagem é uma ilusão de ótica provocada pela refração e reflexão da luz em camadas de vidro. As cenas foram registradas por um morador de Chengdu.
De acordo com o vice-presidente da Sichuan Society for Amateur Astronomy, Zeng Yang, a “cada camada adicional de vidro cria outra imagem virtual. Às vezes, mesmo com o mesmo painel de vidro, o número de imagens virtuais pode viariar dependendo do ângulo de visão”.
A ciência por trás disso envolve cristais de gelo, geralmente presentes em nuvens cirros ou cirrostratos, que atuam como prismas e dobram a luz solar. Dependendo da forma e orientação dos cristais, a luz pode ser refratada em ângulos específicos, criando a ilusão de múltiplos sóis. Embora geralmente se observe dois sóis, este evento foi particularmente único devido ao aparecimento de 7 em algumas áreas, uma ocorrência rara mesmo entre os fenômenos de parélio.
Os especialistas também destacaram que os astros aparecem “eretos e visivelmente mais escuros”, características típicas da reflexão e refração da luz, o que gera imagens virtuais. As informações são do O Globo.